quarta-feira, 16 de março de 2016

Diante de quem você está prostrando?



E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele;
 porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.


Nesse livro de Ester, temos Hamã, um homem a quem o rei tinha exaltado "sobre todos os príncipes que estava com ele", ou seja, o homem que era segundo no comando do reino, e Mardoqueu um homem judeu. O rei havia dado ordens para que todos os servos do rei deveria de se inclinar e prostrar diante de Hamã, mas Mardoqueu não se inclinava e nem se prostrava diante dele. Até que Hamã encheu-se de fúria contra Mardoqueu, e não só resolveu acabar com Mardoqueu como também com todo o povo judeu. Então foi até o rei e o convenceu de assinar um decreto para acabar com todo o povo judeu. 
Esse trecho foi uma forma bem sucinta de descrever como começou o problema contra o povo de Deus, no momento em que Ester era rainha.  Aí eu te pergunto, porque Mardoqueu fez isso? Porque ele não se inclinou para mostrar respeito? Mardoqueu era orgulhoso? A resposta é NÃO. O motivo de Mardoqueu não ter se inclinado, era que Hamã era AGATITA, ou seja, ele veio do reino Agag, sendo assim um amalequita. Mas o que isso tem a ver? O problemas que os amalequistas lutaram contra Israel quando estavam a caminho da terra prometida, e Deus chamou eles de inimigos, ou seja, "E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração." Êxodos 17:14-16. Esse então foi o motivo de Mardoqueu não ter se prostrado, pois ele tinha duas escolhas: 1° honrar a Hamã, o inimigo de Deus, porém desonrar a palavra de Deus, ou 2° honrar a Deus e negar a se prostrar diante de Hamã. Mardoqueu então resolver honrar a Deus, pois ele sabia o Deus Vivo que ele servia, e sabia que Deus mudaria toda a situação tanto dele quanto do povo judeu. Outra coisa, a única maneira de se conhecer Deus é pela Sua palavra, e a única maneira de permanecer em Deus é também permanecer em Sua palavra. Com os relatos do livro de Ester, Deus cumpriu Suas promessas ao seu povo, e livrou cada um a morte.
Mas enfim...trazendo essa palavra para nossas vida, podemos ver que hoje em dia, temos muitas coisas e até mesmo pessoas que nós nos "inclinamos", e sem perceber estamos desonrando a Deus. Pense nesse momento o que você já fez em sua vida, para agradar a si próprio, as pessoas, deixando Deus de lado? Infelizmente temos a mania tentar agradar a todos aqui na terra, mas esquecemos que Deus o nosso criador, o dono de tudo, o único que merece nosso louvor e adoração, nós nem ligamos. Já parou para pensar nisso? Se tiver algum problema em sua vida, onde você irá desagradar ao homem, para honrar em Deus, uma coisa é certa...Deus te livrará de todo o perigo, e mudará a sua situação, afinal, todo louvo e honra foi dado à Ele.
Há alguma coisa, ou alguém em sua vida que você tenta de todas as formas agradar, mas por outro lado percebe que está desagradando à Deus? Toma uma atitude de honrar primeiramente a Deus, porque Ele sim pode te salvar não só sua vida, como também a própria situação. Não fique com medo de deixar as pessoas tristes só porque você está honrando a Deus. Deus vai mudar essa situação até na própria pessoa, siga honrar a Deus primeiro, que o resto é Deus quem faz!!!
Deus sempre em primeiro lugar!!!
Aleluuia!!

Tenha um ótimo final do dia!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário