terça-feira, 29 de março de 2016

O que fazer quando estamos sofrendo?


Ela chora a noite inteira, as lágrimas correm pelo seu rosto.
Lm 1:2

Hoje Deus colocou em meu coração, um estudo sobre o livro de Lamentações, conhecido como Lamentações de Jeremias. Nesse livro temos cinco poemas, que fala sobre a destruição da cidade de Jerusalém 586 a.C. O país havia sido arrasado, e o povo havia sido levado prisioneiro.
Pelos quatros dias corridos, estarei ensinando e ajudando a refletir sobre o que acontece quando o pecado entra em nossas vidas, as suas destruições e o que fazer em meio ao sofrimento e como lidar e mudar totalmente essa situação!
Hoje, começarei pelas perguntas...
  • Como você costuma lidar com o seu sofrimento? 
  • Você ora?
  • Que tipo de oração você faz?
  • Qual a sua responsabilidade diante desse sofrimento?
  • Qual a responsabilidade de Deus com o nosso sofrimento?
Introdução:

No livro de Lamentações, o profeta Jeremias trata com detalhes os sofrimentos que o povo de Deus estava enfrentando. O povo ficou ficou sitiado por mais de dois anos, a comida ficou escassa que as mulheres comeram seus próprios filhos, o exército da Babilônia conseguiu entrar em Jerusalém, mataram-se muitas pessoas, pegaram os mais ricos, inclusive o rei e queimaram e destruíram toda a cidade, incluindo o tempo do Senho (templo que o rei Salomão fez para o Senhor). Jeremias recorre ao Pai, e nos ensina de como lidar com o sofrimento que estamos vivendo.

Bom, temos duas maneiras de ver o sofrimentos. A primeira são pessoas que enxergam o sofrimento como meio de se aproximar de Deus, buscá-Lo e pedir ajudar para a situação. A segunda maneira são pessoas que acham que por existir o sofrimento, Deus não existe, ou não é bom. Mas de fato, todas as pessoas quando se está em um tipo de sofrimento, acabam gritando: "Ai, meu Deus!".

I. OLHE PARA O SEU SOFRIMENTO, ANALISE SEUS PECADOS E CONFESSE A DEUS A SUA CULPA

No livro de Lamentações, Jeremias indica qual era a causa de todo o sofrimento do povo de Deus. Exemplos: Lm 1:5 (...) É que o Deus Eternos fez Jerusalém sofrer, por causa dos muitos pecados dos seus moradores. (...)
Lm 1:8 (...) Jerusalém se tornou impura, por haver pecado gravemente.
Lm 1:14 Ele (Deus) tomou nota dos meus pecados (...)
Lm 5:16 (...) Nós pecamos e estamos condenados.

Jeremias nos ensina que devemos analisar a situação, analisar tudo o que fizemos, confessar a sua culpa diante de Deus. Busque o Senhor em oração, confesse seus pecados. É muito importante também que o cristão faça uma autoanálise e veja: "estou longe do Senhor?", "Tenho feito tudo conforme a Tua palavra, ou não?" e "Tenho vivido uma vida digna? Ou cheio de pecados?".
É muito importante essa autoanálise, pois somos humanos e caímos...como na própria bíblia diz, que devemos tomar cuidado para não cairmos. É bom lembrar que, nem sempre todo sofrimento acontece por causa de  pecado daquele que está sofrendo, mas há vários eventos que resultam em sofrimento, entretanto, de fato acontecem por causa do pecado. Se você analisou e viu que o seu sofrimento é por causa do seu pecado, confesse tudo à Deus, e liste no seu pensamento (só você e Deus), todos os seus pensamentos, palavras, ações e omissões que o desagradaram. Jeremias lista os pecados do povo, para Deus: O desprezo pelas reuniões sagradas (1:4), a multidão das prevaricações (1:5), pecados graves (1:8) e multidão de imundícias (1:9).
Nisso percebemos que nada é por acaso, Jerusalém pecou contra Deus, e Deus é justo, pois foi o povo quem se rebelou contra a sua palavra. Quando Deus falava, tentava alertar o povo não deu ouvidos, e os próprios profetas não anunciava mais a verdade de Deus. Deus é Santo, e não combina com o erro. Para sermos DEle precisamos ser purificados, e talvez o sofrimento seja uma oportunidade de olharmos o nosso erro, confessarmos ele e buscarmos purificação através do sangue de Jesus Cristo!
Então Jeremias, convoca ao povo que corrija, examine de maneira minuciosa seus caminhos, volte ao Senhor, com confissão dos pecados e assumir a culpa.

Bom, hoje é o dia de começarmos com essa primeira parte...a cada dia vamos aprender com Jeremias o que devemos fazer com toda essa situação. Faça isso hoje...ore, busque ao Senhor enquanto se pode achar. Amanhã, teremos mais aprendizados de como lidar e o que fazer diante de nossos sofrimentos.
Que Deus te abençoe nesse dia, e te dê sabedoria nas horas de fazer a autoanálise de sua vida.
Deus te ama muito, e Ele te dá a oportunidade de recomeçar. 
Fica com Deus!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário