quinta-feira, 3 de março de 2016

Vamos aprender com Neemias!!!

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, 
e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

Neemias, foi um homem muito usado por Deus. Ele era um homem comum, copeiro do Rei Artaxerxes, porém muito respeitado pelo seu cargo. Ele morava em Susã, que ficava há 1.600 km de Jerusalém. Um certo dia, teu irmão Hanani resolveu ir visitar Neemias, e viajou até Susã. Hanani quando chegou lá, contou tudo a Neemias o que estava acontecendo com Jerusalém, o povo de Deus. Contou todas as ruínas que tinha acontecido em Jerusalém, contou também que o próprio povo já não estavam mais nos caminhos do Senhor, ou seja, uma destruição chamando outra destruição, contou a Neemias que Jerusalém, estava um caos.
Essa notícia, entristeceu muito o coração de Neemias, pois ele fazia também parte desse povo, apesar de morar longe. Então ele chorou muito, passou a orar, jejuar e se aprofundar mais na palavra do Senhor. 4 meses depois Deus colocou um novo plano no coração de Neemias, e começou a ajudar a Neemias a fazer a obra na vida do povo de Deus. O Rei Artaxerxes percebeu a tristeza de Neemias, e perguntou o que tinha acontecido, Neemias contou, e assim o rei ofereceu sua ajuda. Foi aí que Neemias conseguiu ir para Jerusalém, e mudar toda aquela situação. Você acha que foi fácil e pronto, acabou? Nada disso...Neemias não só queria reconstruir o templo de Deus, como resgatar aquelas pessoas da vida de pecado que estavam vivendo. Começou a pregar aquelas pessoas, se seus corações começaram a mudar, começaram se arrepender do seus maus caminhos e o avivamento de Deus começou a florescer dentro deles. Começaram então a reconstruir o tempo com a ajuda do povo de Deus. Mas como o inimigo nunca está satisfeito, ainda assim continuaram as situações difíceis. Enquanto Neemias estava reconstruindo o templo, os povos vizinhos vinham até ele tentando impedir ele de reerguer Jerusalém, ou seja, não queriam ver Jerusalém próspera e forte novamente. E tentaram fazer tudo o que podiam para acabar com isso, até ameaçaram a Neemias. Mas e aí? O que Neemias fez? Nada além de continuar orando e trabalhando. Neemias não deu ouvido aos adversários, ele apenas confiou em Deus. Mas como sabemos, Deus é forte, poderoso, e é claro que derrotou todos seus adversário, e tiverem um bom êxito em seu trabalho.
Porque contar a história de Neemias? Porque precisamos ser pessoas como Neemias. Todos temos muitos problemas, e às vezes não sabemos como prosseguir. Vamos listar pontos que mostra como devemos fazer diante um problema, como Neemias fez. 
1. Neemias quando soube da situação de Jerusalém, ficou muito triste. Mas como homem de Deus, ele passou a orar mais, jejuar mais e se aprofundar mais na palavra de Deus. O que nós fazemos? Resmungamos, ficamos bravo, choramos, pensamos em desistir...até quem sabe pensar finalmente em fazer uma oração. Neemias não fez isso, pelo contrário, buscou o Senhor de todo o seu coração.
2. Por quatro meses, Neemias não teve resposta de Deus. Neemias não se frustou, se apavorou, ou qualquer coisa assim, porque Neemias confiava em Deus e sabia que o silêncio era porque Deus estava trabalhando. Então às vezes a resposta demore, pode ser dias, meses, anos...mas uma hora chega, porque no silêncio Deus trabalha.
3. Neemias não quis fazer tudo sozinho, o objetivo dele já era ter a ajuda do povo de Deus. Porque? Porque ninguém nasceu sozinho, precisamos também ter pessoas na fé para nos ajudar em oração, a crescer na fé e nunca deixar nós desistirmos. Isso é uma das funções da igreja aqui na terra...um ajudando ao outro.
4. Os povos vizinhos ameaçavam Neemias, tentavam desestimulá-lo, desanimá-lo, mas Neemias não deu ouvido a ninguém, somente o Senhor. Ele orava, trabalhava e buscava confiar a todo momento em Deus. Fala a verdade...a gente faz isso hoje em dia? Não né...porque é muito fácil encontrar pessoas para nos desanimar, mas nos levantar se tiver é um ou outro. E mesmo sabendo disso, nós teimamos em ouvir e seguir a palavra do desanimo ao invés de confiar em Deus. Esquecemos que o Todo Poderoso além de ter o tempo sem Suas mãos, Ele também sabe do dia de amanhã.

E aí? O que você pretende fazer com seus problemas? Murmurar, desanimar e perder a alegria da vitória? Ou você quer fazer que nem Neemias? Confiar em Deus e mudar totalmente a situação?
Pára um pouco no dia de hoje, e ora pedindo pra Deus te mostrar como você está lidando com a sua situação, e como Ele gostaria que você prosseguisse. Deus te ama muito...e Ele quer te ajudar a conquistar sua vitória!

Glórias à Deus. Bendito é o Teu Santo nome! Aleluia!
Ótima tarde em Cristo Jesus!

2 comentários:

  1. Hoje não tinha nenhuma no meu coração, para que eu pudesse compartilhar!!! :(
    Amanhã coloco uma. :D

    ResponderExcluir